O envelhecimento é algo que acontece com todos nós. À medida que envelhecemos, a nossa pele passa por alguns processos naturais que não podem ser evitados. No entanto, até 80% dos sinais visíveis de envelhecimento podem ser evitados, pois, são causados pelos danos solares.
Quando está exposto ao sol, os raios ultravioleta penetram na pele e danificam-na. Dos 5 principais sinais de envelhecimento, pelo menos 3 estão relacionados com a exposição solar.
Quais são as consequências?
Manchas escuras, rugas e pele seca são alguns dos sinais visíveis mais comuns que podem ser causados pelo sol. O quanto a sua pele muda e o quão proeminentes esses sinais são, está principalmente associado à sua exposição solar ao longo da vida.
Um dos primeiros sinais percetíveis que aparecem no seu corpo são manchas escuras, geralmente nas mãos, braços e rosto. Naturalmente, a sua pele tem manchas que se tornam visíveis quando expostas ao sol ao longo dos anos. Devido aos raios ultravioleta, as fibras elásticas que mantêm a pele firme são afetadas, permitindo o aparecimento ou agravamento das rugas.
Além de usar protetor solar diariamente, manter-se hidratada também é fundamental. A pele seca pode ser mais habitual com a idade e pode aumentar o aparecimento de rugas e linhas finas. Clique aqui e encontre todos os hidratantes para a sua pele.
Como evitar os danos Solares
Na verdade, não podemos voltar aos nossos anos de juventude para prestar mais atenção ao sol e aplicar protetor solar com mais frequência. O que podemos fazer é cuidar da nossa pele agora e adotar hábitos mais saudáveis.
Pare de se bronzear, mesmo em camas de bronzeamento. A maneira mais segura de obter um bronzeado natural é com produtos confiáveis, como o booster V6.8 Tan Pro ou o óleo vegetal de cenoura da Alqvimia.
Utilize chapéus e evite o sol quando os seus raios são mais fortes, entre 10h e 15h. E, claro, utilize protetor solar, mesmo durante o inverno ou quando o sol não está forte.