Compreender a celulite
Um dos problemas mais comuns do cuidado da pele que as mulheres enfrentam regularmente é a celulite. A maioria de nós tem, pois, é uma doença de pele que afeta 90% das mulheres.
Algumas mulheres aprenderam a amar a celulite, mas outras gostariam que ela nunca tivesse aparecido nas suas vidas. Aqui, vamos ajudá-la a entender melhor e encontrar maneiras de evitá-la ou atenuá-la, se for isso que está à procura.
O que é a celulite?
A celulite, ou pele com casca de laranja, é o resultado do depósito de gordura sob a pele. É muito mais comum em mulheres do que em homens devido às mudanças na distribuição de gordura, músculos e tecido conjuntivo.
As causas
Muitos são os fatores que podem fazer com que a celulite apareça, mas a causa exata ainda é desconhecida.
O mais comum é o envelhecimento e as hormonas. À medida que os níveis de estrogénio diminuem, o seu corpo produz menos colagénio. Isso torna a pele mais fina e mais propensa à flacidez. As células de gordura aumentam e os depósitos de gordura tornam-se mais visíveis.
Porém, não são apenas as pessoas mais velhas que vivenciam isso, pois a celulite tende a aparecer por volta dos 25 anos.
É um mito que apenas pessoas gordas têm celulite. Mesmo as modelos mais tonificadas podem encontrá-la nos seus corpos. Dito isto, um estilo de vida adequado e uma dieta saudável pode ajudar a atenuar a sua aparência.
Tipos de Celulite
Existe três tipos de celulite, designadamente, celulite mole, celulite dura e celulite edematosa, como também, diferentes graus de celulite, a leve, moderada ou grave. Abaixo explicamos em que consiste cada tipo de celulite:
Celulite mole
A celulite mole é dos tipos de celulite mais comum. Como o nome indica, é mole ao toque, é visível a olho nu e tem um aspeto gelatinoso. Ao caminhar ou quando muda de posição, move-se, tendo uma aparência ondulada e, ao tocar na pele, esta afunda um pouco.
Não causa dor mas pode sentir uma sensação de peso. Geralmente, surge no abdómen, nos braços, nas coxas (parte interna) e nos glúteos.
Celulite dura
Na celulite dura, a pele está rija, consistente e com aspeto granulado, a chamada casca de laranja. Com os movimentos mantém-se imóvel e é muito difícil de agarrar-se a pele.
Quando pressionados os tecidos pode causar dor ou desconforto. Se não for tratada atempadamente, poderá evoluir para a celulite edematosa. A parte interna e externa das coxas e a parte interna dos joelhos são as zonas mais afetadas.
Celulite edematosa
A celulite edematosa é a menos frequente, mas a mais difícil de eliminar. Está relacionada com problemas de má circulação e de retenção de líquidos. Apresenta um aspeto esponjoso, que pode ser doloroso ao toque e provoca uma sensação de pernas cansadas. Aparece nas pernas, na zona interna das coxas e dos joelhos. Encontre aqui todos os produtos corporais que poderão ser o seu aliado nesta jornada.